Perfil do Profissional


Observando-se o que preceitua a LDB/96 em seu Título VI, Artigo 61 e as DCN/CNE/CP/2015 e o Parecer CNE/CP n. 02/2015, o Curso de Licenciatura em Filosofia de Caicó, visa a formar profissionais para atuação em instituições da educação básica, legalmente amparadas, possibilitando, ainda, que com os conhecimentos epistemológicos adquiridos possam contribuir com a compreensão crítica das questões filosóficas atuais. Para isso deve oferecer aos(às) discentes os conhecimentos mediante os quais eles(elas) possam construir um percurso acadêmico no qual articulem experiências formativas, competências e habilidades, tais como definidas na base nacional comum: competências pessoais e sociais, cognitivas e comunicativas, bem como articulem o saber com o saber fazer, privilegiando a relação teoria e prática definida nas DCN/CNE/CP/2015 e o Parecer CNE/CP n. 02/2015, para o efetivo exercício profissional, fundamentado em princípios de interdisciplinaridade, contextualização, democratização, pertinência e relevância social, ética e sensibilidade afetiva e estética, resolução de situações-problema em situações contextualizadas que envolvam o ensino, a pesquisa e a extensão. Dessa forma, o processo de formação oferecido deve torná-lo(a) capaz de:
a) Conhecer e dominar os conteúdos básicos relacionados à Filosofia e os adequados às atividades e modalidades da educação básica;
b) Relacionar criticamente os conhecimentos básicos da Filosofia com fatos, tendências, fenômenos e movimentos da atualidade;
c) Criar, planejar, realizar e avaliar situações didático-metodológicas eficazes para a aprendizagem e desenvolvimento integral dos(as) educandos objeto de sua ação;
d) Ler e criticar os textos fundamentais da tradição filosófica e refletir sobre os problemas por eles apresentados adquirindo a capacidade de indicar os possíveis encaminhamentos;
e) Articular as diferentes dimensões do conhecimento humano pautando-se por princípios da ética democrática: dignidade humana, justiça, respeito mútuo, participação, responsabilidade, diálogo e solidariedade, em vista de uma formação e atuação profissional cidadã;
f) Utilizar as diferentes fontes e veículos de informação como instrumentos de trabalho e formação, adotando uma atitude de disponibilidade e flexibilidade para mudanças, gosto pela leitura e empenho no uso da escrita, elaboração de projetos e intervenções éticas;
g) Adquirir e mobilizar conhecimentos sobre organização, gestão e financiamento dos sistemas de ensino, sobre a legislação e as políticas públicas, uso de tecnologias educacionais e  diferentes recursos e estratégias didático-pedagógicas com vistas à educação para a inserção profissional crítica.


Atualizado por: Erivânia Maria de Medeiros em 06/07/2018 (Setor para Contato: C.A. CAICÓ - Departamento de Filosofia )

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