Corpo Docente


 

Prof. Dr. Rhamon de Oliveira Nunes

Professor temporário de Filosofia na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Bacharel em filosofia pela Universidade Federal Fluminense, Mestre e Doutor em filosofia pelo Programa de Pós-Graduação em Lógica e Metafísica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde foi professor substituto nos anos de 2018 e 2019. Sua pesquisa tem como foco a mereologia: o estudo lógico-ontológico da relação parte-todo. Interessa-se também por outros temas em metafísica contemporânea tais quais: filosofia do tempo, persistência e fundação metafísica.


Prof. Dr. Benjamim Julião de Góis Filho

Licenciado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Licenciado e Bacharel em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Bacharel em Teologia pela Faculdade Kurios (FAK/CE). Especialista em Ética e Filosofia Política pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Psicanalista (CESPN). Atua e tem interesse nas seguintes áreas: Filosofia Contemporânea (Com ênfase na Teoria Crítica da Escola de Frankfurt e no pensamento de Michel Foucault); Filosofia da Religião; Teoria da História; Psicanálise; Teologia Contemporânea (Com ênfase em Teologia e Psicologia Pastoral). Membro do DGP/CNPq/UERN: Núcleo de Estudos em Fenomenologia, Hermenêutica e Mística.


Prof. Dr. Francisco de Assis Costa da Silva

Possui graduação em Filosofia pela Faculdade Eclesiástica de Filosofia João Paulo II (1993) , em Teologia pela Pontificia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997), graduação em Letras Clássicas: Português-Latim-Literaturas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1998), mestrado em Teologia Fundamental pela Pontificia Università Gregoriana di Roma (2004) e doutorado em Teologia pela Pontificia Università Gregoriana di Roma (2007). Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Teologia e na área de Letras Clássicas com ênfase em Latim e em Filosofia.


Prof. Dr. Galileu Galilei Medeiros de Souza

Doutor (UFRN/UFPB/UFPE) e Mestre em Filosofia (Gregoriana/Itália); Especialista em Bioética, Bacharel em Teologia (UPRA/Itália), Filosofia (FFJPII/RJ) e Licenciado em Filosofia (FAFIC). Professor do Departamento e do Mestrado Profissional em Filosofia da UERN. Membro do DGP/CNPq/UERN “Filosofia e Educação”, pesquisa a natureza da filosofia e seu ensino, metafísica, fenomenologia, filosofia da ação e história da filosofia, tendo orientado estudos a
partir de autores como Aristóteles, Agostinho, Tomás de Aquino, Descartes, Hume, Kant, Blondel, Gilson, Ortega y Gasset, Voegelin e Scruton. Coordena o projeto de extensão “Leituras Filosóficas”.


Prof. Me. José Eudo Bezerra (afastado para capacitação docente)

Licenciado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Especialização e Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atua na área da Filosofia com ênfase em História da Filosofia Antiga, Metafísica e Ética. Na área de Ensino de Filosofia e formação de professores, supervisiona estágios curriculares obrigatórios e membro do Grupo de Pesquisa: "Filosofia e Educação"/CNPq/UERN.


Prof. Dr. José Francisco das Chagas Souza

Bacharel em Teologia (ITER-PE), Licenciado em Filosofia (UECE), Especialista em Metodologia do Ensino Superior (IFC-PB), Mestre em Filosofia (UFRN) e Doutor em Letras (UERN). Tenho estudos em Filosofia a partir da Fenomenologia Existencialista Francesa de Merleau-Ponty e Literatura brasileira em especial, Guimarães Rosa e Filosofia da Libertação. Segundo líder do DGP/CNPq/UERN – NEFHEM (Núcleo de Estudos em Fenomenologia, Hermenêutica e Mística. Membro do GP/EAEB/UERN (Ensinar e Aprender na Educação Básica).


Prof. Dr. José Teixeira Neto

Doutor em Filosofia (2012-UFRN) com Estágio de Doutorando no Exterior na Universidade de Coimbra/Portugal-Orientador no Exterior: João Maria André. Membro dos Grupos de Pesquisa CNPq/UERN Ensinar e Aprender na Educação Básica e Núcleo de Estudos em Fenomenologia, Hermenêutica e Mística e do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Filosofia Medieval - PRINCIPIUM (UEPB/Campina Grande-PB). Atua na área da Filosofia com ênfase em História da Filosofia Medieval, Metafísica e Mística. Na área de Ensino de Filosofia e formação de professores supervisiona estágios curriculares obrigatórios e leciona no PROF-FILO, Campus Caicó da UERN.


Prof. Dr. Lourival Bezerra da Costa Júnior

Licenciatura, Bacharelado, Mestrado e Doutorado em Filosofia com ênfase em Metafísica.


Prof. Dr. Marcos de Camargo von Zuben

Graduado em Filosofia (1996) e mestre em História (1999) pela Universidade de Brasília. Doutor em filosofia pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp (2010). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação interdisciplinar em ciências sociais e humanas (Mossoró/RN) e do mestrado Profissional em Filosofia (Caicó/RN). Possui conhecimentos especializados em filosofia e educação, filosofia política, ética, ontologia, história da filosofia moderna e contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: processos de subjetivação, ética, ensino de filosofia.


Prof. Dr. Marcos Érico de Araújo Silva

Bacharel (UFPB), Licenciado (UFPB), Mestre (UFPB) e Doutor em Filosofia (UFPB-UFPE-UFRN). Tem interesse na Filosofia a partir da Fenomenologia, Hermenêutica e Ontologia, sem compreendê-las, porém, como correntes de pensamento, mas como forma e método da própria filosofia. A partir disto e, trazendo isto como questão, estuda particularmente Kierkegaard, Heidegger, e Gabriel Marcel. Ultimamente também vem estudando mística filosófica e teológica, especialmente nos Pensadores Franciscanos e na Espiritualidade Franciscana. Membro da Sociedade Brasileira de Estudos de Kierkegaard (SOBRESKI). Líder do DGP\CNPq\UERN: NEFHEM - Núcleo de Estudos em Fenomenologia, Hermenêutica e Mística. Membro do Grupo de Estudos Margem Kierkegaardiana (IPUB/UFRJ).


Prof. Esp. Maria Geane de Lima Ferreira

Graduação em História pela Universidade Federal da Paraíba (2000). Pós-graduação Lato Sensu em Libras pela Faculdade Internacional do Delta -PI (2014). Graduada em Letras/Libras pela Universidade Federal da Paraíba (2016). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Educação Inclusiva. Professora de Libras de Ensino Superior com Dedicação Exclusiva- Professora de Ciências Humanas da UERN-Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Coordenadora do Curso de Extensão Mãos que Falam II: Libras nas mãos da comunidade; Vice- coordenadora do Curso de Extensão Mãos que Falam I; Libras nas mãos da comunidade. Membro do Programa de Extensão Memória, Identidade e Formação do Sujeito: a educação, a saúde e o caráter social da viva humana na constituição do "Self"; Membro do Grupo de Pesquisa Filosofia, Educação, Saúde e Pensamento Complexo


Profa. Dra. Maria Reilta Dantas Cirino

Pedagoga(FFM/Patos/PB). Especialista em Psicopedagogia(UFRJ) e em Educação Infantil(UFRN). Mestra em Educação(UFRN) e Doutora em Educação (UERJ) com etapa de pesquisa doutoral no exterior, Sanduiche CAPES, na Universidad de La Plata(ARG).  Líder do Grupo de Pesquisa "Ensinar e Aprender na Educação Básica – GP-EAEB/CNPq/UERN" e membro dos Grupos de Pesquisas: "Filosofia e Educação"/CNPq/UERN, Núcleo de Filosofias e Infâncias - NEFI/ CNPq/UERJ/RJ. Publicou em 2016, o livro "Filosofia com crianças: cenas de experiência em Caicó (RN), Rio de Janeiro (RJ) e La Plata (Argentina)."


Profa. Dra. Shirlene Santos Mafra Medeiros

Graduada em Pedagogia em Administração Escolar pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN; Especialista em Gestão Escolar- CONSED - PROGESTÃO, Formação dos Professores numa perspectiva Interdisciplinar- UFRN, Psicopedagogia. Possui mestrado em Ciências Sociais pela UFRN; Doutorado em Memórias, Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB e fez uma parte do doutorado Sanduíche na UNICAMP/SP na Faculdade de Educação-(2012) pelo PROCAD e pelo Programa de Pós-Graduação em Memória, Linguagem e Sociedade-UESB, da Linha de Pesquisa: Memória e Docência Universitária e Educação e Estudos de Gênero - UESB, com a Profa. Dra. Rita Maria Radh Philipp- Universidade de Santiago de Compostela - Espanha (2016). Atualmente é professora Adjunto IV do Departamento de Filosofia do Campus Caicó - CAC - UERN. Diretora do Campus Avançado de Caicó, Professora Permanente do Mestrado Profissional em Filosofia - PROF/FILO - UERN. Líder do Grupo de Pesquisa em Filosofia, Educação, Saúde e Pensamento Complexo, coordena um Programa de Extensão "Memória, Identidade e Formação Social do Sujeito: o caráter social da vida humana na constituição do Self. Tem experiências profissionais na área de Educação, com ênfase na área de Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, saúde, políticas públicas, gestão democrática, aprendizagem, educação infantil, educação de valores, aprendizagem, memória, identidade, formação social do sujeito, Educação Crítica-Emancipatória e Interacionismo Simbólico na perspectiva de George Herbert Mead. Filosofia na Escola, na Educação Básica à Universidade. Estudos de Identidade e sobre as Filósofas Mulheres


 


Atualizado por: Silvanilton Araújo de Oliveira em 24/01/2022 (Setor para Contato: C.A. CAICÓ - Departamento de Filosofia )

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
Campus Universitário Central, Rua Professor Antônio Campos, s/n, BR 110, km 48, Bairro Costa e Silva - Mossoró/RN | 59600-000 | dfi@uern.br | (84)3315-2194
© 2012 Agência de Comunicação da UERN - AGECOM | agecom@uern.br | 84 3315-2144 / 3315-2115 | Sistema de Controle de Páginas

^