História


caico

A presença da UERN em Caicó inicia-se em 2001 com o processo de incorporação do então Curso de Filosofia Eclesiástica da Diocese de Caicó. Este processo se deu por meio da comissão formada pelos professores indicados – Antônio Jorge Soares, João Batista Xavier e William Coêlho de Oliveira –, que, imbuídos daquele anseio coletivo, investiram na análise da proposta de incorporação, junto a Francisco de Assis Costa da Silva, o Pe. Costa, representante da instituição caicoense, como Reitor do Seminário Diocesano Santo Cura d’Ars e Coordenador Administrativo do Curso em apreço. O pleito contou também com a participação do então Bispo, Dom Jaime Vieira Rocha, em articulação com militantes da Filosofia de Mossoró. Dessa forma, o Curso de Licenciatura em Filosofia de Caicó, funcionou nas dependências do Colégio Diocesano Seridoense durante o período de 2002.1 a 2005.2, sendo coordenado pelo Departamento de Filosofia de Mossoró, representado pelo Prof. João Batista Xavier, e administrado pela Diocese de Caicó, representada pelo Pe. Costa, e, posteriormente, pelo Pe. José Tadeu de Araújo.

Em 2005, um grupo de representantes políticos de Caicó reivindicou, junto à administração central da UERN, que fosse criado o Campus do Seridó “Governadora Wilma Maria de Faria”, com a oferta de vagas para os Cursos de Enfermagem e Odontologia. Posteriormente, em 2010, passou a denominar-se Campus Caicó.

Naquela época, nas discussões que foram empreendidas envolvendo a UERN, os representantes políticos e a comunidade local, ficou claro que o orçamento dessa Universidade não comportava as despesas para criação de mais um Campus com dois cursos exigindo vultosa verba pública para sua implementação e regular funcionamento, como seria o caso dos que estavam sendo pleiteados. Em detrimento desses argumentos, as forças políticas exerceram pressão junto ao Governo do Estado e à Reitoria e os cursos foram criados mediante o compromisso – das Secretarias de Saúde, de Educação e de Infraestrutura – de que os recursos necessários à implantação da estrutura básica para o Campus de Caicó (Sede própria, Laboratórios e Clínicas Odontológicas) seriam assegurados pelos orçamentos daquelas secretarias.

Após a criação legal do Campus e dos referidos Cursos, a UERN empreendeu esforços para encontrar um espaço para a instalação provisória das dependências administrativas e de aulas teóricas. Nessa labuta, várias instituições foram consultadas, vindo a recusar a proposta de instalar provisoriamente o Campus do Seridó, quando, enfim, a Escola Estadual Senador Dinarte Mariz – localizada no Centro de Atenção Integral à Criança – CAIC – cedeu parte de suas dependências que se encontravam ociosas, e nas quais funcionamos de forma bastante precária até dezembro/2015.

Instalados no CAIC, deu-se início a construção do prédio da Sede própria do Campus, comportando Área Administrativa, Laboratórios e Clínicas, ficando todo esse empreendimento – quanto à responsabilidade dos custos financeiros – com as Secretarias Estaduais, já referidas. Acontece que, no decorrer dessa atividade, as obras foram paralisadas várias vezes, atrasando substancialmente sua conclusão e, em 2007, as Secretarias Estaduais retiraram-se do cenário deixando a continuidade das obras do Campus na inteira responsabilidade da UERN.

Hoje, os alunos de Caicó já dispõem dos prédios de Clínicas Odontológicas e de Laboratórios que apesar de faltarem ainda alguns aparelhos já atendem a muitas disciplinas práticas, além de proporcionar atendimento odontológico gratuito e de qualidade para a comunidade seridoense. Além disso, o Campus conquistou sua sede própria através da doação do prédio da extinta Escola Estadual Joaquim Apolinar por parte da Prefeitura Municipal de Caicó no ano de 2015, passando a funcionar em novo endereço a partir de janeiro/2016.

O Campus Caicó teve como primeiro diretor o professor João Batista Xavier (fundação – 2009), a professora Maria Reilta Dantas Cirino (Gestão 2009-2012), o professor Francisco de Assis Costa da Silva (gestão 2012-2013) e o professor Álvaro Marcos Pereira Lima (gestão atual). Possui os cursos de Filosofia (licenciatura), Enfermagem (licenciatura e bacharelado) e Odontologia (bacharelado) e ainda suportou administrativa e academicamente o núcleo de Educação Superior de Enfermagem na cidade de Santa Cruz, já extinto. Além de ofertar o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública em convênio com a Escola de Governo do RN no período de 2013 a 2015.

Apesar da realidade adversa, o Campus Caicó tem sobressaído em vários espaços – internos e externos – pela competência de seus alunos, técnicos e docentes: fomos muito bem avaliados no ENADE, alcançando conceito máximo e destacando-se por se tornar o 4º melhor Curso de Odontologia do país. Em 2010, tivemos o início do funcionamento integral de nossas Clínicas Odontológicas, que atualmente registra um total de mais de 1.800 atendimentos realizados. Temos várias ações de pesquisa e extensão em pleno desenvolvimento em Caicó e em cidades vizinhas, totalizando 24 projetos de pesquisas, 14 projetos de extensão e 02 Programas de Iniciação à Docência atuando nas Escolas.

Temos conquistado a cada concurso significativo número de servidores docentes e técnicos. Nosso corpo docente dispõe de 64 professores. Destes, 34 são Doutores, 24 são mestres e 06 são Especialistas. O corpo técnico administrativo é constituído de 33 servidores efetivos, sendo Técnicos de Nível Médio, Técnicos de Nível Superior e Técnicos Especializados. Atualmente, temos em nossos registros um total de 314 alunos distribuídos entre os 3 cursos ofertados.

A política de interiorização do ensino superior da UERN pode ser muito bem observada com o Campus Caicó que foi pioneiro na implantação de cursos da área de saúde na região Seridó. Nesse sobreviver por 10 anos em Caicó, a UERN formou 119 de enfermeiros/as, 69 cirurgiões dentistas, 120 filósofos e 24 gestores públicos, totalizando 332 egressos. Filhos e filhas dessa terra que, em sua maioria, pelo vínculo de pertencimento com a região, permanecem atuando por aqui. A UERN, como um bem público do povo do Seridó, reafirma o seu compromisso com as famílias que hoje tem seus filhos fazendo cursos que não poderiam fazer em outros centros e os fazem pela presença da universidade em Caicó.


Atualizado por: Dora Regia Azevedo de Medeiros em 11/10/2016 (Setor para Contato: C.A. CAICÓ - Diretoria do Campus Avançado de Caicó )

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
Campus Avançado de Caicó, Rua André Sales, 667 – Paulo XI - Caicó/RN | 59300-000 | caico@uern.br | (84) 3421-6513
© 2012 Agência de Comunicação da UERN - AGECOM | agecom@uern.br | 84 3315-2144 / 3315-2115 | Sistema de Controle de Páginas

^