Apresentação


Notícias


Caicó/RN,terça-feira, 15 de agosto de 2017

 Convite


Caicó/RN, sexta-feira, 21 de julho de 2017

Abertas inscrições para Curso de Libras 1 - BÁSICO da UERN - Campus Caicó/RN

Comunicamos aos interessados em participar do Curso de LIBRAS Nível 1 - Básico, que o mesmo será ofertado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Caicó/RN. As inscrições acontecerão de 21 a  28 de julho de 2017, no endereço eletrônico: https://docs.google.com/forms/d/1Txe5h9KxxXYTtuO8yb0wkQ4tvYKLZAehwctu-zugURg/edit


Caicó/RN, segunda-feira, 16 de agosto de 2016

Abertas inscrições para Curso de Libras Intermediário da UERN - Campus Caicó

Avisamos aos interessados em participar do Curso de LIBRAS Nível 2 - Intermediário, que o mesmo será ofertado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Caicó/RN. As inscrições acontecerão de 04 a 14 de julho de 2017, no endereço eletrônico:

https://goo.gl/forms/TUw0mqiBt9dEnci23

O público-alvo do curso serão:

- Servidores da UERN ou alunos da UERN;
- Surdos e/ou participantes de ONGs ou associações de surdos;
- Profissionais da área de Saúde, Educação e Assistência Social e Segurança 

Pré-requisitos:

- Ter concluído o curso LIBRAS Nível 1 - Básico

O curso acontecerá todas as quartas-feiras, das 13:00 às 16:00hs na sala A5 da UERN Campus Caicó, com oferta de 40 vagas. A carga horária prevista é de 60 horas, inciando as atividades no dia 19 de julho do corrente ano.


Caicó/RN, segunda-feira, 03 de julho de 2017

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA BOLSISTAS PIBEX/LIBRAS - CAICÓ   

               O campus Caicó da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, através do Edital N 06/2017-PROEX/UERN, promove

processo de seleção de bolsistas para o Projeto de Extensão "Mãos que Falam II: Libras nas mãos da comunidade." 

As inscrições deverão ser realizadas na Secretaria de Filosofia/Campus Caicó-CaC entre os dias 05 a 19/07/2017.

Mais informações sobre o referido processo, clique para visualizar o Edital.

Participem!


Caicó/RN, segunda-feira, 24 de abril de 2017

NOTA DE PESAR


Caicó/RN, segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

EDITAL DE SELEÇÃO DE ESPECIALIZANDOS PARA OS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO 2017

O Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanes - IEP/HSL, no uso de suas atribuições, faz saber que o processo de seleção para o preenchimento das vagas para os cursos de PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU:

1) ESPECIALIZAÇÃO EM PRECEPTORIA PA RA RESIDÊNCIA MÉDICA NO SUS; e

2) ESPECIALIZAÇÃO EM PRECEPTORIA NO SUS,

a serem realizados no município de Caicó/RN, com início no ano de 2017, rege-se por este edital, na conformidade da legislação pertinente em vigor.

EDITAL: http://www.uern.br/controledepaginas/caico-apresentacao/arquivos/2764edital_seleci§aiƒo_especializaa§a£o_sirio_libanas.pdf


Caicó/RN, segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Campus de Caicó comemora seus 10 anos de criação com programação especial

10 anos em Caicó

Campus Avançado de Caicó (CAC/UERN) comemora nesta quarta-feira, 19 de outubro, seus 10 anos de criação. Para celebrar a data, a direção do Campus promoveu uma programação especial que contou com homenagens, palestra e mesa-redonda.

A programação foi aberta por volta das 9h30, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caicó, com uma mesa-redonda que abordou a temática “Implantação do Campus Caicó/UERN e sua contribuição no processo de interiorização do ensino superior na região do Seridó”. A mesa foi presidida pelo diretor doCampus Caicó, professor Álvaro Lima.

O Vice-Reitor Aldo Gondim presidiu a solenidade de abertura e destacou a importância doCampus Caicó no contexto da interiorização do Ensino Superior no Rio Grande do Norte.

Entre as autoridades presentes, a vice-prefeita de Natal e ex-governadora do Estado, Wilma de Faria; o prefeito de Caicó, Roberto Germano, e o professor aposentado João Batista Xavier, primeiro Diretor do Campus de Caicó.

Wilma de Faria, que era governadora na gestão que criou o Campus Caicó, agradeceu a homenagem: "Eu não poderia deixar de vir. Estou muito honrada com a homenagem que recebo, pois eu também faço parte dessa história", declarou Wilma.

Um dos momentos mais aplaudido foi após a fala de Ana Brito, viúva do ex-secretário de Educação Ruy Pereira (in memoriam) - um dos homenageados. “Em nome de toda a família, agradeço essa homenagem da UERN a Ruy. Ensinar as pessoas a pensar é fundamental”, afirmou Ana Brito.

A diretora da Escola Estadual Senador Dinarte Mariz no período de 2006 a 2010, Lúcia Azevedo, relembrou o período em que os cursos do Campus funcionaram nas instalações da escola. O prefeito Roberto Germano também agradeceu a homenagem e enalteceu a presença da UERN em Caicó.

O resgate à história do Campus Caicó pontuou os discursos de todos os homenageados. Encerrando a programação na parte da manhã, o professor aposentado João Batista Xavier relembrou todos os passos dessa conquista e abordou fatos que marcam a história da UERN em seus 48 anos de existência. “Nossa atual bandeira de luta é a autonomia financeira da UERN”, afirmou João Batista.

A programação seguiu no período da tarde com uma palestra ministrada pelo professor Ailton Siqueira, diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais.

UMA DÉCADA - Campus mais novo da UERN, o CAC já formou 330 alunos, contribuindo, dessa forma para fixação de profissionais em Caicó, sobretudo da área da Saúde – Enfermagem e Odontologia.

As clínicas odontológicas do Campus realizaram, no decorrer de seis anos, mais de 1.800 atendimentos, representando um benefício direto para a população.

Apesar dos desafios e da crise financeira, o Campus Caicó tem se sobressaído em vários espaços – internos e externos – pela competência de seus alunos, técnicos e docentes. Uma prova é a avaliação do curso de Odontologia via ENADE, que o coloca como o 4º melhor Curso de Odontologia do país.

Neste ano de 2016, o Campus Caicó conquistou seu primeiro curso de Mestrado Profissional em Filosofia – PROF-FILO, o que oportuniza a formação continuada.


Caicó/RN, terça-feira, 27 de setembro de 2016

Professora do Campus Caicó/UERN lança livro no Rio de Janeiro

A Profª. Drª. Maria Reilta Dantas Cirino, do Departamento de Filosofia, do Campus Caicó/UERN, lança o livro “Filosofia com crianças: cenas de experiência em Caicó (RN), Rio de Janeiro (RJ) e La Plata (Argentina)”.

De acordo com a autora, o livro é resultado de sua tese de doutorado, cursado no DINTER em Educação UERN/UERJ. O lançamento acontecerá às 19 horas do dia 09 de outubro, no teatro do ISERJ (Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro). Em Caicó, o livro deverá ser lançado no dia 09 de dezembro, por ocasião da VII Semana de Filosofia de Caicó. Informações sobre o evento: http://viisemanadefilosofiacaico.blogspot.com.br/


Caicó/RN, sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Curso de Enfermagem do Campus Caicó realiza comemoração dos 26 anos de publicação da Lei que criou o SUS

No dia 19 de setembro de 2016, a Lei Orgânica da Saúde – Lei nº 8.080/1990, lei que cria o Sistema Único de Saúde – SUS, completou 26 anos de sua publicação. Essa lei regula as ações e serviços de saúde em todo o território nacional e estabelece, entre outras coisas, os princípios, as diretrizes e os objetivos do SUS. Para comemorar esta data, alunos e professores do Curso de Enfermagem do Campus Caicó/UERN foram às ruas com cartazes e faixas para divulgar e despertar a reflexão sobre os avanços, desafios e princípios que norteiam esse sistema.

A programação contará ainda com uma movimentação no final da tarde desta sexta-feira (23/09) na Ilha de Santana em Caicó/RN, reforçando as ações comemorativas em defesa do SUS e reafirmando o direito a um sistema de saúde público, gratuito e universal.


Caicó/RN, quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Campus Caicó/UERN terá 13 vagas no Mestrado Profissional em Filosofia

O Colegiado Geral do Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO) lançou edital do processo seletivo de alunos para o primeiro semestre de 2017. Serão ofertadas 184 vagas sendo 13 para a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

O curso é direcionado a professores da educação básica que lecionam a disciplina de filosofia. O PROF-FILO é um Mestrado em rede, coordenado pela Universidade Federal do Paraná e composto por dezesseis Núcleos no Brasil, sendo um deles sediado no Campus Caicó/UERN.

Veja o edital AQUI


Caicó/RN, segunda-feira, 16 de agosto de 2016

Abertas inscrições para Curso de Libras Básico da UERN - Campus Caicó

Avisamos aos interessados em participar do Curso de Libras Nível I, que o mesmo será ofertado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Caicó/RN. As inscrições acontecerão de 17 a 24 de agosto de 2016, no endereço eletrônico:

https://goo.gl/ko7pLS

O público-alvo do curso serão:

- Servidor da UERN ou aluno da UERN que não tenha cursado a disciplina (matriz curricular);
-Ser surdo e/ou participar de ONGs ou associações de surdos;
-Profissionais da área de Saúde, Educação e Assistência Social e Segurança Pública.

O curso acontecerá todas as quartas-feiras, das 13:00 às 16:00hs na sala A2 da UERN Campus Caicó, com oferta de 40 vagas. A carga horária prevista é de 60 horas, inciando as atividades no dia 31 de agosto do corrente ano.


Caicó/RN, segunda-feira, 13 de junho de 2016

Nota de Pesar

O Campus Caicó/UERN manifesta o seu mais profundo pesar pelo falecimento de Michael Ray Medeiros de Azevedo, Vigilante da empresa Flash Vigilância Ltda, que prestava serviços neste Campus. O falecimento ocorreu na madrugada desta segunda-feira e o sepultamento será realizado amanhã, 14 de junho de 2016 às 8:30, na cidade de Santana do Seridó/RN.

O Campus Caicó/UERN presta suas sinceras condolências aos familiares e amigos pela inesperada e grande perda.


Caicó/RN, quarta-feira, 25 de maio de 2016

Professor do Campus Caicó/UERN lança livro sobre Anatomia Humana

O Prof. Dr. Gustavo G. Emiliano, do Departamento de Odontologia, do CampusCaicó/UERN, lança o livro “Anatomia Humana Coloquial no Brasil: registros na tradição oral, música e literatura”.

De acordo com o Prof. Gustavo, o livro é o resultado de uma pesquisa no Brasil sobre o diálogo necessário entre a academia e a sociedade através do uso corrente de termos na linguagem médica e coloquial sobre o corpo humano. O livro será lançado no dia 02 de junho, em Caicó/RN, seguido por Natal e Mossoró. 


Caicó/RN, terça-feira, 10 de maio de 2016

Jornada de Odontologia do Seridó

Em sua sétima edição, a Jornada de Odontologia do Seridó (JOS) acontecerá no período de 12 a 14 de maio de 2016. O evento é uma iniciativa do Centro Acadêmico e da turma do 9º período do Curso de Odontologia do Campus Caicó/UERN que, juntamente com o corpo docente, traz a temática "Odontologia Integrada: da prevenção ao tratamento".

Pioneira na região do Seridó, a JOS em todas as suas edições contou com um público significativo, trazendo a integralização de temas emergentes da aréa odontológica para suprir um arcabouço técnico-científico para cirurgiões-dentistas acadêmicos, técnicos de saúde bucal, docentes e empresas ligadas ao setor.

A VII Jornada de Odontologia do Seridó traz uma programação científica atual que conta com a presença de palestrantes renomados e atuantes na Odontologia Nacional, buscando o aprimoramento e qualificação da aréa odontológica. Neste sentido, irá acontecer simultaneamente o II Encontro da ABENO e o I Encontro Multiprofissional em saúde Pública, onde serão ofertados debates e atualizações através de cursos e exposição de produções científicas com suas devidas premiações.

 


Caicó/RN, quarta-feira, 27 de abril de 2016

PROF-FILO

Mestrado Profissional em Filosofia é aprovado pela CAPES; núcleo da UERN funcionará no Campus de Caicó

PROF-FILO

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) amplia a oferta de cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu. O Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO) – coordenado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e que tem a UERN como uma das instituições participantes – foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC).

Na UERN, o núcleo do Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO) funcionará no Campus Avançado de Caicó e será coordenado pelo professor Dr. José Teixeira. Será o primeiro curso de Mestrado do Campus de Caicó.

O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Dr. João Maria Soares, informa que o público-alvo é formado por professores com licenciatura em Filosofia que atuam na rede básica de ensino. “Esse é um mestrado ofertado em rede e que conta com 17 instituições participantes, a UERN é uma delas. Pela proposta, serão oferecidas 261 vagas distribuídas entre as instituições”, explicou o professor João Maria.

Com a aprovação do PROF-FILO, a UERN soma 21 cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu. “Esse curso vai oferecer mais uma oportunidade de capacitação. Isso mostra o crescimento da Pós-Graduação e a vocação da UERN para a formação continuada de professores”, finalizou o Pró-Reitor João Maria Soares.


Caicó/RN, sexta-feira, 15 de abril de 2016

Colação de Grau Extraordinária

Aluno se gradua pela segunda vez no Campus Caicó e pais exaltam formatura de filho.

Colação Extraordinária

Em solenidade extraordinária de colação de grau presidida pelo vice-reitor Aldo Gondim Fernandes, na manhã desta quinta-feira, 14, Caio César da Silva Garcia esbanjava otimismo. Graduado em Filosofia no ano de 2007 e Pós-graduado em 2009, agora recebe o Diploma de Bacharel e Licenciado em Enfermagem,ambos cursados no Campus Caicó/UERN. Caio não escondia a alegria de estar antecipando um momento que dividiria com a turma do Campus Avançado de Caicó - onde também é professor substituto - para cursar Mestrado em Filosofia, em Natal.

Como testemunhas do fim de uma das etapas mais importantes de sua vida, Caio trouxe a mulher, a filha e os pais, dois agricultores. “É uma benção. Uma maravilha. Se não fosse a UERN, meu filho não estaria se formando”. Foi essa a manifestação de seu Américo Garcia de Araújo que, ouviu da mulher, dona Maria Eduarda, que o filho estava concretizando um sonho dela: tirar um diploma. “Estudei pouco. Queria fazer Pedagogia e não tive condições”, diz resignada, mas sentindo-se recompensada e orgulhosa pelo sucesso do filho e da filha que se formou em Letras, em uma universidade pública.

Para o vice-reitor, Aldo Gondim, a solenidade extraordinária de colação de grau simboliza o cumprimento da UERN como instituição de ensino superior que forma bem. “Temos a convicção que estamos cumprindo nosso papel e bem”, pontuou o vice-reitor, ressaltando que o desempenho de alunos na UERN no último concurso para o magistério estadual, além de outros certames,  é a prova que a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte forma profissionais capacitados para o mercado de trabalho.


Caicó/RN, quarta-feira, 29 de março de 2016

Melhoria de Infraestrutura

UERN mudará acesso e fará drenagem no Campus de Caicó

Melhoria de Infraestrutura

A Universidade do Estado do Rio Grande (UERN) vai elaborar projetos emergenciais para resolver os problemas de inundação no Campus de Caicó. A decisão foi anunciada em uma reunião do reitor Pedro Fernandes e do vice-reitor Aldo Gondim com o diretor do Campus, Álvaro Pereira. Os coordenadores de enfermagem e odontologia justificaram as ausências.

O local onde funcionava a Escola Estadual Joaquim Apolinar apresenta, historicamente, problemas de alagamento. Este ano, com duas chuvas de mais de 100 milímetros, uma em janeiro e outra na semana passada, o quadro se repetiu. O Campus foi invadido pela chuva que provocou caos também em outros pontos da cidade.

Além de uma obra de drenagem, será mudado o acesso do Campus para uma área mais elevada para facilitar o escoamento das águas das chuvas. "Vou repassar essas informações para a comunidade acadêmica", adiantou o diretor Álvaro Pereira, explicando que os coordenadores de cursos haviam sido convidados para a reunião, que contou com a presença de apenas Galileu Galilei de Souza, de Filosofia. Participaram da reunião ainda pró-reitores, diretoria de obras e assessores da Reitoria.

O reitor Pedro Fernandes recomendou celeridade tanto para o projeto para evitar inundações quanto para a rede elétrica. Será instalada uma subestação que solucionará a sobrecarga de energia.

As obras no Campus de Caicó serão construídas com emendas orçamentárias de autoria dos deputados estaduais Fernando Mineiro e Álvaro Dias.


Caicó/RN, quarta-feira, 09 de março de 2016

Professora da UERN recebe Prêmio FAPERN Mulher Pesquisadora

Campus de Caicó

A professora Shirlene Santos Mafra Medeiros, do Departamento de Filosofia, do Campus Avançado de Caicó- UERN, venceu o Prêmio Mulher Pesquisadora – Instituído em 2009, pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN).

A entrega ocorreu nesta terça-feira, 8 de março, na sede da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Rio Grande do Norte. A solenidade foi prestigiada pelo Governador Robinson Faria e contou com a presença do Reitor Pedro Fernandes Ribeiro Neto.

Em seu perfil numa rede social, a professora Shirlene Santos, agradeceu o reconhecimento e destacou a importância do Prêmio: “Com isso, quero mostrar o compromisso e a responsabilidade da UERN com os projetos de pesquisa e extensão universitária, a interação entre a Universidade e a Sociedade. Esse Prêmio na verdade é nosso, da UERN de estudantes e professores que construíram conosco essa história”, comemorou Shirlene Santos.

No evento de ontem, promovido pela Secretaria de Políticas para as Mulheres do RN, foi lançada a programação de atividades que será desenvolvida ao longo deste mês de março, com ações alusivas ao Dia Internacional da Mulher.

PREMIAÇÃO - O Prêmio ‘FAPERN Mulher Pesquisadora’ busca reconhecer e premiar a atuação das mulheres na área da ciência. A premiação, que acontece a cada dois anos e já esta na sua 4ª edição, busca dar notoriedade às pesquisadoras, cujas investigações estejam voltadas para os interesses do Rio Grande do Norte, seja de natureza científica ou tecnológica, pura ou aplicada deve gerar contribuições relevantes para o desenvolvimento científico, tecnológico e cultural do Estado, com reconhecido mérito em suas áreas de pesquisas.

Com informações da FAPERN.
Foto: Assecom/Fapern.


Caicó/RN, quarta-feira, 02 de dezembro de 2015

Professora do Campus Caicó/UERN cria nova resina restauradora odontológica

A professora do curso de Odontologia do Campus Caicó, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Profa. Dra. Isabela Pinheiro Cavalcanti Lima, desenvolveu, em parceria com a indústria de produtos odontológicos Technew, uma nova resina odontológica restauradora, a Zirconfill.

O produto foi patenteado e conta com o ineditismo da inclusão de diatomita, uma sílica vazada, como carga, além dos óxidos mistos de zircônia, produzidos por apenas 03 indústrias no mundo. Este fator a diferencia positivamente de todas as outras resinas restauradoras utilizadas pelos dentistas de todo o mundo. 

A Zirconfill apresenta alto grau de conversão, baixíssima contração de polimerização, alta e duradoura lisura superficial, excelente trabalhabilidade e tixotropismo, além de elevadas resistências à compressão, compressão diametral e flexural. 

A resina foi lançada no Brasil no final do mês de novembro, no Encontro da Sociedade Brasileira de Estética Odontológica, mas o produto já se encontra à venda na Europa, com a certificação CE (selo da comunidade europeia), e na Ásia, inclusive com hands-on marcado para fevereiro de 2016, em Dubai. 


Caicó/RN, quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Centro Acadêmico do Curso de Odontologia promove encontro de socialização.

O Centro Acadêmico Odontogênese-CAO do Campus Caicó promoverá no dia 22/01/2015 (quinta-feira), às 19:00 horas, no espaço Zenas/Caicó, um Encontro do curso de Odontologia. Esta ideia partiu do professor Dr. Eduardo Seabra, cujo intuito é de congregar todos os discentes, técnicos e docentes em comemoração às conquistas alcançadas pelo Curso de Odontologia, dentre elas: o resultado do último ENADE, aprovações de alunos em concursos públicos, assinatura de posse de doação do terreno para construção da sede própria do Campus Caicó, etc.

Nesse momento de confraternização, a diretoria do CAO também realizará um bingo beneficente em prol do próprio CAO. O bingo terá três premiações ( 1° prêmio: uma cesta de chocolate, 2° prêmio: um pen-drive e 3° premio: um kit de materiais odontológicos) e custará 5,00 reais. Todo o dinheiro arrecadado ficará à disposição do CAO e será utilizado em benefício dos discentes. Na ocasião, também acontecerá a primeira divulgação interna do evento científico anual organizado pelo CAO- a Jornada de Odontologia do Seridó-, que neste ano está na sua sexta edição e será nos dias 09, 10 e 11 de Abril de 2015 em Caicó/RN.


Caicó/RN, sexta-feira, 18 de setembro de 2014

Acadêmica do curso de Odontologia do Campus Caicó/UERN é premiada no I Simpósio de Oncologia Oral do Seridó.

A acadêmica Márcia Nicole de Medeiros Melo, teve o seu trabalho intitulado USO DA PROTOTIPAGEM NO TRATAMENTO DE TUMORES MAXILOFACIAIS orientado pelo professor Hécio Morais premiado como o 2º melhor trabalho do evento. "Eu sou muito feliz e agradecida por fazer parte do corpo discente da UERN, pois os professores nos incentivam bastante a desenvolver trabalhos para eventos científicos, auxiliando-nos a ser profissionais diferenciados, com um olhar mais amplo". 


Caicó/RN, sexta-feira, 11 de setembro de 2014

Câmara de Vereadores aprova doação de terreno do EEJA para UERN.

Nesta quarta-feira (10), foi aprovado na Câmara de Vereadores de Caicó, por unanimidade, o Projeto de Lei de origem do Poder Executivo, que doa o terreno onde funcionou a Escola Estadual Joaquim Apolinar - EEJA, para a Universidade . 

O presidente da Câmara, vereador Lobão, disse que espera promover um evento para a entrega oficial das documentações do terreno ao reitor da UERN Prof. Pedro Fernandes. "Nós vamos conversar com o Prefeito Roberto Germano para marcamos um dia e realizarmos oficialmente sanção do Projeto e entrega da documentação a reitoria da Universidade Estadua. Essa foi uma luta de todos nos que somos caicoenses. Sabemos da importância da UERN e seus cursos para a nossa cidade e região. Quero parabenizar os vereadores de Caicó, que não mediram esforço algum para aprovar a cessão do terreno para a UERN", disse.


Caicó/RN, sexta-feira, 05 de setembro de 2014

Dia C no Seridó: universitários realizam ação em Caicó

Alunos do Curso de Odontologia da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) realizaram, em parceria com o Núcleo Cooperativista do Seridó, mais uma ação da campanha do Dia de Cooperar (Dia C 2014). A atividade aconteceu no Instituto Pilares, em Caicó (a 282 km da capital potiguar).

Os estudantes atenderam a 62 crianças com palestras sobre saúde bucal, além de distribuição de kits de higiene bucal infantil. O Instituto arrecadou, junto aos pais das crianças, fraldas, roupas infantis, brinquedos e alimentos não perecíveis que serão doados a Associação Comunitária e Cultural dos Homens Pretos de Caicó no próximo dia 06 de setembro, na celebração do Dia do Cooperar.


Caicó/RN, segunda-feira, 18 de agosto de 2014

UERN promove ação educativa na Ilha de Sant'Ana

Com a intenção de orientar a população caicoense a respeito de doenças metabólicas e degenerativas, além de alertar como o simples hábito de auto-exame pode ajudar na prevenção de cânceres como de boca, de próstata e de mama, reunimos graduandos do Curso de Enfermagem e Odontologia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) para promover, na tarde de quinta-feira, do dia 07/08/2014, na Ilha de Santana, em Caicó-RN, uma atividade intitulada: “Ação educativa: distúrbios metabólicos e prevenção do câncer”. Os alunos ofertaram conhecimento à população a partir da entrega de folders, da exposição de banners explicativos sobre os assuntos abordados e através da técnica de body paint. A atividade foi realizada sob a orientação dos professores de Enfermagem Izabel Calixta e Raquel Mirtes e dos professores de Odontologia Pablo Castro e Bruna Santos. Para a professora idealizadora do evento, Izabel Calixta, este tipo de atividade é de suma importância, pois influencia positivamente na formação dos acadêmicos de Enfermagem e Odontologia, uma vez que o repasse do conhecimento gera segurança, traduzida em atendimento qualificado e eficiente quando se tornarem profissionais. Além disso, proporciona ao aluno uma vivência in loco e desperta nesse público a necessidade de se “praticar o bem sem olhar a quem”..


Caicó/RN, quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Professoras do Curso de Enfermagem do Campus Caicó são aprovadas na Pós-graduação em Docência em Saúde 

As professoras Érika Maria Fernandes, Raquel Mirtes Pereira e Regilene Alves Portela, do Departamento de Enfermagem do Campus Caicó, tiveram o projeto aprovado pelo curso de Especialização em Docência na Saúde, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) por meio do Núcleo de Educação, Avaliação e Produção Pedagógica em Saúde – EducaSaúde – em parceria com o Ministério da Saúde. O curso que possui o caráter de Educação à Distância, terá encontros que ocorrerão da seguinte forma: quatro encontros presenciais, sendo dois nacionais e dois regionais. A primeira viagem já está agendada para os dias 27 a 30 de agosto do corrente, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília, Distrito Federal. Todas as despesas com hospedagem e passagens aéreas serão de responsabilidade do curso.


Caicó/RN, quarta-feira, 30 de julho de 2014

Alunos do curso de Odontologia da UERN realizam “Body Paint”

Alunos do 2período do curso de Odontologia do Campus Caicó, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) realizaram pinturas corporais para representar importantes sistemas fisiológicos humanos. O professor Pablo de Castro explica que esta aula prática é uma das formas de incorporar a metodologia ativa dentro da disciplina de fisiologia humana, permite que o aluno se sinta um agente ativo mais responsável e melhor inserido no processo de ensino-aprendizagem.

Segundo ele, a pintura corporal sempre esteve ligada ao homem expressando diversas formas de mostrar sua cultura, seja ela ligada ao comportamento religioso, sexual, de luta, caça ou na própria busca de representar e tentar compreender fenômenos da natureza. Na sociedade contemporânea ocidental, a pintura ou maquiagem conservam os mesmos princípios e são utilizadas no cinema, teatro e fotografia para fins artísticos e nas escolas e universidades para fins educacionais. Seguindo esta perspectiva os alunos do 2período do curso de Odontologia da UERN – Campus Caicó realizaram pinturas corporais para representar importantes sistemas fisiológicos humanos.

A pintura corpórea é feita pelos alunos nos próprios colegas no laboratório de fisiologia. Inicialmente são identificados os locais corretos no corpo para delineamento das estruturas, em seguida, são realizadas as pinturas e posteriormente os detalhes para torná-las mais reais. O “body paint” mostrou os músculos da mastigação, órgãos e glândulas do sistema digestório e parte do sistema cardiovascular, uma vez que estes conteúdos haviam sido trabalhados anteriormente em sala.

Após o desenho, os alunos identificaram as estruturas, assim como suas funções e relacionaram a prováveis distúrbios clínicos. O professor destaca a importância de compartilhar a responsabilidade do ensino-aprendizagem com os alunos, tornando-os mais participativos dentro deste processo. Ressalta ainda que: “Os alunos são os grandes protagonistas no processo de construção do conhecimento”. E que momentos como estes são importantes pois além de fixar o conteúdo programático, permite que o docente possa identificar melhor outras habilidades e dificuldades que poderiam passar despercebidas, caso fossem utilizadas metodologias mais tradicionais.


Caicó/RN, quarta-feira, 30 de julho de 2014

Roberto Germano confirma doação de terreno para a UERN implantar sua sede própria

caico1Na manhã desta quarta-feira, (30), o diretor do Campus da UERN, Álvaro Lima, e os coordenadores dos cursos de Filosofia (José Nazareno), Odontologia (Eudes Euller) e Enfermagem (Ildone Forte) se reuniram com o prefeito Roberto Germano. Da reunião, também participou a secretária-adjunta de educação, Milena Gomes. O objetivo foi solicitar a doação do terreno que abriga a Escola Estadual Joaquim Apolinar, desativada pelo Governo do Estado, para abrigar a sede da UERN. “Descobrimos que o terreno pertence à prefeitura de Caicó e o nosso pleito é conseguir que a prefeitura faça a doação, para que possamos gastar os recursos que estão garantidos pelo Proinvest, reformando a escola e que a UERN possa ter a sua casa em Caicó”, explicou Álvaro.

Para Roberto Germano, o pleito da UERN é legítimo já que existe a necessidade do Campuster sua sede própria, e confirmou que o Município iniciará a tramitação para a doação. “Nós fomos procurados pelo pessoal da UERN para fazermos a doação e que a Universidade possa se instalar ali e daí para frente funcionar. Eu acho que é justo, já tínhamos pensado em alguma coisa para o espaço, mas diante da necessidade da UERN em ter seu espaço próprio, não vamos colocar nenhuma dificuldade nesse pleito”, explicou o prefeito. O prefeito vai solicitar ao Governo do Estado a devolução do terreno, e depois enviar o pedido de doação à UERN para a Câmara Municipal.

Fonte: marcosdantas.com


Atualizado por: Ilana Jozi Pereira Dutra em 15/08/2017 (Setor para Contato: C.A. CAICÓ - Diretoria do Campus Avançado de Caicó )

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
Campus Avançado de Caicó, Rua André Sales, 667 – Paulo XI - Caicó/RN | 59300-000 | caico@uern.br | (84) 3421-6513
© 2012 Agência de Comunicação da UERN - AGECOM | agecom@uern.br | 84 3315-2144 / 3315-2115 | Sistema de Controle de Páginas

^